Alunos e Familiares – Atividades Online – Fund. II
Prezados estudantes e familiares do EFII
Vivemos um momento do pleno exercício da cidadania, dados os impactos na rotina do país e do mundo. Isso nos leva a pensarmos em outras formas de organização do ensino e da aprendizagem, no sentido da preservação do humano entre nós.
Conforme o Decreto 9.235 do Ministério de Estado da Educação fica autorizado às instituições de ensino, a substituição excepcional das aulas presenciais nos componentes curriculares, por atividades que utilizem meios e tecnologias de informação e comunicação.
Deste modo, o Ensino Fundamental do CSM, 6º ao 9º ano, vem informálos sobre o desenvolvimento das ações necessárias aos estudantes e suas famílias, a fim de garantirem o funcionamento e a operacionalização do trabalho com as atividades digitais, em conjunto com as equipes de ensino:
- Os contatos virtuais dos professores de todos os componentes curriculares com os estudantes seguirão uma sequência semanal, adaptada às circunstâncias próprias do momento.
- O ambiente virtual EDMODO, já utilizado regularmente, será o canal oficial de comunicação entre os professores e os estudantes para o desenvolvimento das atividades de aprendizagem (explicações, orientações, roteiros, tutoriais, avaliações, feedbacks, dentre outras estratégias e procedimentos). Caso um professor use outra ferramenta digital, fará o comunicado com antecedência, via EDMODO.
- O professor de cada componente curricular fará o primeiro contato com os alunos no ambiente virtual orientando o trabalho a ser realizado durante o período de suspensão das aulas.
- Cada estudante precisa se organizar para realizar as atividades propostas no período estipulado pelo professor de cada componente, para que não haja acúmulo de atividades ou sobrecarga de tarefas.
- Após receber as atividades solicitadas, o professor fará a devolutiva em conjunto, com a retomada das dúvidas mais recorrentes, por meio de diferentes tipos de feedback (correção de exercícios, com oferta de gabarito, apresentação de vídeos, dentre outras estratégias e procedimentos).
- Os professores estarão disponíveis no ambiente virtual do EDMODO, de acordo com o cronograma semanal específico de cada série, explicitado abaixo.
- É fundamental que o cronograma de cada série seja seguido, garantindo a realização de todas as atividades propostas que, quando não realizadas, serão consideradas como “não feitas”, comprometendo o processo avaliativo.
- Avaliações escritas serão realizadas conforme a indicação de cada componente curricular. O conteúdo, as datas, as informações e orientações serão apresentados antecipadamente pelos professores, durante os contatos virtuais.
- As orientações comuns e específicas de cada série estarão nos “grupos” (“assuntos da série” e/ou “série” e/ou “componente”) da plataforma EDMODO.
- Em caso de dúvidas ou dificuldades na utilização do EDMODO, entrar em contato com a equipe do Neti do CSM, pelo telefone (11) 2198-0675. Além disso, a equipe do Neti desenvolveu uma página exclusiva para o acesso, suporte e outros materiais sobre as atividades em ambiente
Para tanto, informamos a seguir o quadro/cronograma específico de cada série, sendo que o detalhamento do mesmo será informado no decorrer dos trabalhos, nos contatos online entre os docentes e estudantes.
6°Ano
Horário | Segunda | Terça | Quarta | Quinta | Sexta |
7h55 às 8h55 | Português | Português | Português | Ciências | Português |
9h00 às 10h00 | Matemática | Ensino Religioso | Matemática | Matemática | Matemática |
10h00 às 10h25 | INTERVALO | INTERVALO | INTERVALO | INTERVALO | INTERVALO |
10h25 às 11h25 | Ciências | Ciências | Inglês | Teatro | História |
11h30 às 12h30 | História | Geografia | Geografia | Artes | Educação Física |
7°Ano
Horário | Segunda | Terça | Quarta | Quinta | Sexta |
7h55 às 8h55 | Português | Ciências | Inglês | Português | Educação Física |
9h00 às 10h00 | Artes | Português | Matemática | Ciências | História |
INTERVALO 10h00 às 10h25 | INTERVALO | INTERVALO | INTERVALO | INTERVALO | INTERVALO |
10h25 às 11h25 | Matemática | Geografia | Português | Matemática | Ensino Religioso |
11h30 às 12h30 | Inglês | Espanhol | História | Geografia | Matemática |
8°Ano
Horário | Segunda | Terça | Quarta | Quinta | Sexta |
8h00 às 10h00 | Português | Português | Matemática | Matemática | Português |
INTERVALO 10h00 às 10h30 | Espanhol | Ciências | Português | Ciências | Ensino Religioso |
INTERVALO 10h00 às 10h30 | INTERVALO | INTERVALO | INTERVALO | INTERVALO | INTERVALO |
10h30 às 12h30 | Geografia | Inglês | Educação Física | Artes | Matemática |
10h30 às 12h30 | Ciências | Matemática | História | História | Geografia |
10h30 às 12h30 | Inglês | — | — | — | — |
9°Ano
Horário | Segunda | Terça | Quarta | Quinta | Sexta |
7h30 às 8h30 | Geografia | Artes | Ensino Religioso | Filosofia | Geografia |
8h30 às 9h30 | Ciências | Português | Matemática | Matemática | Português |
INTERVALO 9h30 às 10h00 | INTERVALO | INTERVALO | INTERVALO | INTERVALO | INTERVALO |
10h00 às 11h00 | Espanhol | Matemática | Ciências | História | Educação Física |
11h00 às 12h00 | Matemática | Inglês | Português | Português | Ciências |
12h00 às 13h00 | História | — | Inglês | — | — |
Ressaltamos que é imprescindível a colaboração dos envolvidos no processo (estudantes, familiares e educadores), no sentido de favorecer que os alunos mantenham uma rotina de estudos.
Contamos com o envolvimento e colaboração dos familiares, para que as propostas sejam desenvolvidas da melhor forma possível, em favor da aprendizagem, ainda que num momento de transitoriedades e incertezas.
Assim como já comentamos em carta anterior, neste momento vivido, a responsabilidade por questões de saúde configura um trabalho conjunto da sociedade, em prol da coletividade, em termos de saúde pública.
Que possamos viver este momento atípico com plena esperança e sentimento profundo de solidariedade, para que nos reencontremos em breve.
Cordialmente,
Equipe de Coordenação Pedagógica Educacional do EFII
Ana Lúcia Parro
Márcia Rufino
Maria Cristina
Forti Wallace Marante